
A função da flor é garantir a reprodução. Os órgãos sexuais da planta encontram-se na flor.
Uma flor é composta de uma haste (pedúnculo), que a prende ao caule, e uma dilatação (receptáculo) na extremidade dessa haste, que serve de base de inserção a círculos de folhas modificadas, verticilos.
Os nectários, responsáveis pela produção do néctar, são formados no receptáculo ou em outras partes da flor.
O cálice protege o botão da flor durante seu desenvolvimento, contra parasitas, insetos e pássaros, e mantém a umidade no interior da flor.
Corola é um conjunto de pétalas, folhas mais modificadas que as sépalas e coloridas, devido à presença de pigmentos nos vacúolos celulares.
Normalmente as flores possuem um aroma muito agradável. Este juntamente com as cores atrai mariposas, moscas e outros insetos polinizadores.
O transporte do grão de pólen para outra flor da mesma espécie é facilitado pelos diferentes tipos e cores de pétalas que permitem ao animal identificar o tipo de flor.
O perianto, formado pelo cálice e a corola, auxiliam no processo reprodutivo.
Androceu é a parte masculina da flor. Suas folhas, chamadas estames, são bem modificadas. Gineceu é a parte feminina da flor, composta por folhas que se fecham e formam os carpelos.
As flores hermafroditas são aquelas que possuem androceu e gineceu. A flor é unissexuada quando possui apenas androceu ou gineceu.
Monóica é a planta que possui flores masculinas e femininas no mesmo pé. Dióica é a planta que possui apenas flores de um sexo.
http://www.brasilescola.com/biologia